INSTRUÇÕES PARA CONVERSÃO

Está disponível na Fundação Viva uma opção de migração da reserva do pecúlio para o benefício de renda chamada Aposentadoria Programada.

O participante peculista que optar pela migração da reserva de pecúlio terá a possibilidade de antecipar/resgatar até 25% da reserva matemática e o saldo restante será convertido em Aposentadoria Programada – que lhe dará o direito de receber uma renda mensal, por um prazo determinado.

Requisitos para realizar a migração:

  • Ser peculista ativo
  • Estar em dia com as contribuições para o pecúlio
  • Maior de 55 anos
  • Estar inscrito no Plano há pelo menos 60 meses (5 anos)
  • Associar-se a um Instituidor (*)
  • Não possuir ação judicial em curso contra o Plano/VIVAPREV, nesse caso para realizar a opção é preciso que haja desistência da ação.

Por meio do simulador, o participante pode verificar os valores e prazos possíveis e avaliar se é ou não interessante fazer a opção. O simulador está disponível no site da VIVAPREV por meio do acesso à área do participante.

É necessário que o participante se associe a um instituidor, no momento o único instituidor que possui convênio com a VIVAPREV é a ANVIVA – Associação Nacional dos Participantes dos Planos de Previdência da Fundação – acesse o site www.anviva.org para preencher a FICHA DE INSCRIÇÃO.

Para fazer a simulação da CONVERSÃO você precisa primeiro de uma SENHA. 

COMO OBTER A SENHA DE ACESSO PARA A CONVERSÃO?

  • Acesse – vivaprev.com.br – na borda superior direita você clica na ÁREA DO PARTICIPANTE. Ao abrir uma tela – clique em PRIMEIRO ACESSO.
  • Digite o seu CPF e data de nascimento e clique em ENVIA
  • Se aparecer uma informação que os dados estão incorretos, volte ao início da página e utilize o FALE CONOSCO. Informe que não conseguiu a senha e coloque seu NOME, CPF e um novo email.

COMO FAZER A SIMULAÇÃO DA CONVERSÃO ?

DEPOIS DE OBTER A SENHA siga os passos abaixo

1) Entre na página www.vivaprev.com.br

2) Acesse no lado direito a ÁREA DO PARTICIPANTE

3) Coloque seu CPF e SENHA

4) Vai abrir uma tela com informações financeiras do PPM-Pecúlio por Morte

5) Na aba superior direita clique em SIMULAÇÃO

6) Clique em SIMULADOR –  CONVERSÃO DO PATRIMÔNIO

7) Vai abrir outra tela com informações detalhadas dos valores para a Aposentadoria Programada

8) Na parte de baixo tem uma régua que vai até 25% – deslize o cursor até 25

9) Clique no botão azul abaixo – SIMULAR

10) Na parte de baixo da tela vai encontrar as informações definitivas sobre o valor dos 25% e o número de meses que vai receber a Aposentadoria Programada.

Existe um botão para OPTAR PELA CONVERSÃO

Se optar pela Conversão, vai receber os três (3) documentos que devem ser impressos, assinados, reconhecida a firma em todos e enviados para a Fundação Viva, cujo endereço está no impresso SIMULADOR – CONVERSÃO DO PATRIMÔNIO

Mais detalhes

A reserva que se refere ao valor disponibilizado em caso de conversão é indicada no item 6 – reserva de conversão. Os demais itens são disponibilizados para que o participante tenha acesso ao cálculo realizado.

As especificações para cada item do simulador constarão no quadro de dados.

Ao deslizar o mouse até o percentual de 25% de antecipação e clicar em SIMULAR, será apresentado o resultado, bem como a opção de imprimir a simulação e optar pela conversão.

Ao clicar em imprimir simulação, apresentará o documento com os dados da simulação realizada.

Caso tenha interesse em optar pela conversão –  clicar em OPTAR PELA CONVERSÃO.

O sistema abrirá a tela solicitando que selecione o instituidor. No momento o único instituidor conveniado com a VIVAPREV é a ANVIVA (www.anviva.org).  Após selecionar, clique em GERAR O REQUERIMENTO.

Na sequência é necessário o envio dos termos indicados abaixo, que devem impressos, assinados pelo participante, com reconhecimento de firma, juntando os demais documentos informados no termo SIMULADOR, para o endereço:

GERÊNCIA DE SEGURIDADE –  Endereço: SMAS TRECHO 03, CONJUNTO 03, BLOCO “E” – SALAS 409/416 – ED. THE UNION OFFICE – BRASÍLIA-DF – CEP.: 71.215-300.

Requerimentos disponibilizados no momento da opção.

  • TERMO DE CONVERSÃO DO PATRIMÔNIO ASSOCIADO AO PECÚLIO POR MORTE PARA REQUERIMENTO DE CONVERSÃO DE PATRIMÔNIO, com reconhecimento de firma.
  • OPÇÃO POR SAQUE PARCIAL E ÚNICO NA CONCESSÃO DA APOSENTADORIA CONTA INDIVIDUAL DO BENEFÍCIO DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA, com reconhecimento de firma.
  • TERMO DE DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE AÇÃO JUDICIAL E RENÚNCIA DE DIREITO EM QUE SE FUNDE EVENTUAL AÇÃO EXISTENTE, com reconhecimento de firma.
  • Cópia simples do SIMULADOR – Conversão de Patrimônio, realizado no site VIVA.
  • Cópia simples RG e CPF.
  • Cópia simples dos Dados Bancários, contendo – nome do banco, nome correntista, com agência e conta.

(*) POR QUE SE INSCREVER NA ANVIVA?

 A ANVIVA, criada em 2003, é a INSTITUIDORA do Plano Viva de Previdência e Pecúlio, e esta é a razão pela qual  os peculistas devem se associar a ela, obrigatoriamente, para poder fazer a conversão e habilitar-se à Aposentadoria Programada. (Art.63 do Regulamento do Plano de Previdência e Pecúlio da Fundação Viva).

A inscrição na ANVIVA deve ser feita pelo site www.anviva.org

Clique na opção  INSCRIÇÃO NA ANVIVA – Ficha de Inscrição – Associe-se

OUTRAS INFORMAÇÕES DA VIVAPREV

Para a antecipação do percentual da reserva (1 a 25%), bem como a renda mensal haverá incidência de imposto de renda, conforme prevê a legislação da Receita Federal.

  • Caso seja isento de Imposto de Renda, deverá acrescentar à documentação a Declaração original emitida pela área de Recursos Humanos do empregador do participante declarando a isenção OU Documento oficial da Receita Federal comprovando a isenção.
  • Ao valor da renda mensal incidirá taxa de administração de 5%.
  • A conversão será homologada somente após a confirmação do recebimento da documentação completa pela Fundação VIVA de Previdência, assim como da filiação à Instituidora ANVIVA, se cumpridos os requisitos mínimos para requerer a conversão.

PRAZO PARA RECEBIMENTO DA ANTECIPAÇÃO (RESGATE)

Os requerimentos recepcionados entre os dias 01 a 30 do mês, que forem homologados, serão pagos até o último dia útil do mês seguinte – cumpridas todas as exigências de documentação e filiação à Instituidora. O tempo médio de homologação é de 45 a 60 dias, depois da entrada dos documentos na Fundação Viva.

IMPORTANTE – A opção pela conversão do patrimônio para benefício de renda CESSA todos os compromissos do Plano em relação ao PARTICIPANTE e seus Beneficiários no que se refere aos direitos e benefícios do Pecúlio Facultativo previstos no Capítulo VIII – DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS do Regulamento do Plano Viva de Previdência e Pecúlio, e veda nova opção a este Benefício de Risco.

Caso NÃO opte em fazer a conversão, permanecem os direito a todos aos benefícios previstos no Plano de Benefícios Facultativo conforme regulamento.

A VIVAPREV comunicará, por email, o início dos pagamentos.

Quer saber mais sobre a CONVERSÃO? Acesse o link abaixo para mais informações:

http://vivaprev.com.br/possibilidade-de-realizar-a-conversao-para-o-beneficio-de-renda-mensal/